Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Só faz treino cardiovascular? Pode prejudicar a saúde de cinco formas

Tal como acontece com a alimentação, também na atividade física o segredo está no equilíbrio aliado à variedade. Se é daquelas pessoas que faz apenas treino cardiovascular, temos más notícias para si.

Só faz treino cardiovascular? Pode prejudicar a saúde de cinco formas
Notícias ao Minuto

08:30 - 24/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Uma corrida por dia não faz mal a ninguém, aliás, só faz é bem. Mas uma corrida por dia sem outro tipo de exercício físico aliado pode já não ser assim tão benéfico.

Os treinos cardiovasculares são fundamentais para a boa saúde física e mental – beneficiam o corpo dos pés à cabeça, literalmente -, contudo, nunca devem ser uma prática exclusiva, muito menos quando a atividade física faz parte da rotina diária.

A melhor forma (e a mais segura) de tirar partido de todos os benefícios associados ao treino cardiovascular, como o running e o ciclismo, é alternando-o com o treino de força, que se mostra cada vez mais eficaz não só no ganho de força, como de resistência física e respiratória.

Mas, porque é que devemos sempre combinar (ou alternar) o treino cardiovascular e o treino de força? Porque o cardio, quando feito de forma isolada, pode estar a danificar a saúde de cinco formas diferentes.

Como mostra o The Health Site, fazer apenas exercício cardiovascular faz com que se perca músculo, algo que a longo prazo pode trazer consequências para a saúde, uma vez que o cardio precisa sempre de um reforço muscular, que é conseguido com o treino de força. Mas esta não é a única consequência. Diz a publicação que fazer do treino cardiovascular o único tipo de exercício praticado faz com que se fique mais dorido, uma vez que este tipo de treino feito de forma repetida requer um tempo de recuperação.

Mas fazer apenas cardio pode ainda aumentar o risco de lesões, especialmente quando está em causa a corrida devido ao impacto que tem nos pés, tornozelos e joelhos. E por falar nos joelhos, é possível que estes passem a ser uma verdadeira dor de cabeça, uma vez que são a parte do corpo que mais sofre com o impacto e aquele que mais facilmente fica à mercê da falta de estímulo e ganho muscular (conseguidos com agachamentos, por exemplo).

Embora seja uma das melhores formas de dizer adeus aos quilos extra num curto espaço de tempo, o treino cardiovascular facilmente deixa de fazer efeito, uma vez que o corpo habitua-se à rotina e torna-se mais preguiçoso na hora de queimar gordura e calorias, diz o site. Além disso, existem exercícios tão ou mais eficazes do que a corrida na hora de queimar calorias.

Se é adepto do running e não tem feito musculação, fique a saber porque é que os corredores devem fazer mais treinos de força.

Tal como acontece com a alimentação, também na atividade física o segredo está no equilíbrio aliado à variedade. Aceita o desafio?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório