Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Dos pés à cabeça. Os benefícios dos exercícios cardiovasculares

O ‘cardio’ não serve apenas para perder uns quilos extra, é também um dos exercícios que mais beneficia a saúde. Conheça o seu real impacto no corpo.

Dos pés à cabeça. Os benefícios dos exercícios cardiovasculares
Notícias ao Minuto

08:20 - 21/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Correr, nadar, caminhar, dançar, saltar e pedalar. O exercício cardiovascular é muito vasto, assim como são os benefícios que traz para a saúde, para o bem-estar e, claro, para a qualidade de vida das pessoas.

Também associado à perda de peso e/ou à manutenção de um peso saudável, o treino ‘cardio’ vai ganhando cada vez mais destaque entre as pessoas que procuram ter uma vida mais ativa e saudável, até porque 30 minutos diários ao longo de cinco dias por semana é o suficiente para se obter todos os benefícios deste tipo de treino.

Como não poderia deixar de ser, também a ciência tem-se dedicado a estudar os vários exercícios cardiovasculares e as mais recentes evidências científicas apontam para um impacto extremamente positivo. E os resultados são notórios dos pés à cabeça, como conta o site Medical Daily.

Cérebro: Melhora o fluído sanguíneo e reduz o risco de derrame; Melhora a memória e a capacidade de raciocínio; Combate o declínio cognitivo associado ao avançar da idade; Ajuda a proteger a mente do aparecimento de Alzheimer.

Pele: Melhora a circulação sanguínea, o que faz com que a pele fique mais saudável.

Sangue: Ajuda a controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea; Impulsiona o colesterol ‘bom’ e baixa os níveis do colesterol ‘mau’;

Músculos: Melhora os níveis de oxigénio, o que ajuda os músculos a trabalharem mais intensamente; Ajuda os músculos a adaptarem-se ao treino, fazendo com que os exercícios se tornem menos penosos.

Pâncreas: Melhora o controlo de açúcar no sangue; Reduz o stress no pâncreas; Reduz a possibilidade de desenvolver diabetes tipo 2.

Pulmões: Ajuda a reduzir a exigência dos pulmões à medida que se vai exercitando com regularidade; Ajuda a reduzir a fadiga e os problemas respiratórios.

Peso: Ajuda a manter um peso saudável e a queimar calorias ao longo do dia;

Função Sexual: Reduz a probabilidade de problemas de disfunção sexual nos homens; Aumenta a libido nas mulheres.

Ossos e articulações: Combate a osteoporose e reduz a probabilidade de problemas ósseos na anca; Ajuda a controlar o desconforto nas articulações; Ajuda a manter a amplitude do joelho.

Mas há mais. Como destaca a publicação, a prática diária de exercícios cardiovasculares (nem que sejam apenas 30 minutos por dia) consegue ainda melhorar consideravelmente o estado de espírito, reduzir o stress, combater a depressão e melhorar a autoestima – que beneficia não só do aumento dos níveis de energia associados à atividade física, como também das transformações corporais que se verificam e que espelham um corpo mais tonificado, forte e saudável.

A qualidade de sono também fica a ganhar com a prática de exercícios cardio, o que ajuda ainda a reduzir os níveis de ansiedade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório