Já lá vão uns quatro ou cinco anos desde que a moda de usar barba voltou e, apesar de muita gente dizer que a moda morreu, há bons motivos para guardar as lâminas de barbear.
Um estudo publicado no Journal of Evolutionary Biology pediu 8500 mulheres para classificar homens com e sem barbas tendo em conta o potencial para ser seu namorado.
Os homens foram fotografados sem barba cinco dias depois de se barbear, 10 dias depois de se barbear e quatro semanas depois de se barbear.
Os resultados foram surpreendentes, segundo reporta o Indy100 do Independent, todas as mulheres preferiam os homens com barba.
Os homens com mais barba, de quatro semanas, receberam as classificações mais altas em termos de atratividade, seguidos dos homens com barbas de 10 e de cinco dias.
Os investigadores destacam que as características tipicamente masculinas, como um queixo forte são sinais de saúde e altos níveis de testosterona, algo que as mulheres podem não estar a procurar num parceiro a longo prazo. Considerando que associamos a barba à idade de um homem e ao domínio social masculino, em teoria, a barba pode atrair as mulheres que preferem relações a longo prazo em vez de curto prazo, uma vez que indica a capacidade de o homem competir com sucesso com os outros machos.