Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Será que o xarope para a tosse funciona mesmo?

Conheça as conclusões de vários estudos sobre o efeito do xarope para a tosse.

Notícias ao Minuto

08:59 - 11/01/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Quando está com tosse vai logo à farmácia comprar um xarope? Não é o único, todos os anos as pessoas gastam vários milhões de euros em xarope para a tosse. Mas será que funciona?

De acordo com os estudos e dados acumulados pelo canal de YouTube Reactions, que realizou o vídeo acima, há "pouquíssimas provas" de que o xarope para a tosse faça alguma coisa para parar a tosse. No melhor dos casos, o medicamento para a tosse oferece o mesmo resultado que um placebo.

"Os medicamentos de venda livre para tosse aguda não podem ser recomendados, porque não há boas provas da sua eficácia", destacou um estudo de 2002 no British Medical Journal.

"Não há boas provas a favor ou contra a eficácia dos medicamentos OTC na tosse aguda", acrescentou a Biblioteca Cochran num estudo de 2014.

O efeito do xarope para a tosse é "principalmente placebo", de acordo com um estudo de 2006 publicado na revista Respiratory Physiology & Neurobiology e no British Medical Journal.

"O principal benefício dos medicamentos contra a tosse para o tratamento da tosse associada ao resfriado comum está relacionado ao efeito placebo, ao invés do efeito farmacológico de um ingrediente ativo", disse Ron Eccles, do Common Cold Centre da Universidade de Cardiff, ao investigador Roger Dobson.

Portanto, afinal, o que é que faz o xarope para a tosse? Em resumo, deixa-nos ensonados. E se estivermos a dormir não conseguimos tossir, portanto, de uma certa forma até ajuda.

Tipicamente o xarope para tosse contém um dos quatro componentes principais, de acordo com vídeo acima:

- Dextromethorphan, que é suposto bloquear o reflexo da tosse e provoca sonolência;

- Guaifenesin, que é suposto ajudar a quebrar o muco nos pulmões;

- Efedrina, que é suposto descongestionar os seios nasais;

- Loratadine, que +é suposto facilitar o inchaço e reduzir o acumulação de muco.

Mas 15 em 19 estudos concluíram que o xarope para a tosse não é benéfico ou apresentaram resultados que entravam em conflito.

Ainda assim, se o xarope para a tosse parece funcionar no seu caso, pode tomá-lo à vontade. Só evite conduzir ou fazer trabalhos pesados após tomar o xarope para a tosse, pois vai ter sono. E, claro, também nunca deve tomar mais do que a dose recomendada

E se preferir algo mais natural, procure os remédios caseiros da sua avó ou mãe, beba muitos líquidos, use um humidificador e experimente gotas para a tosse.

Todos estes têm o efeito de quebrar o muco, acalmando a garganta e reduzindo o reflexo da tosse, de acordo com o vídeo do Reactions.

Em última análise, o melhor tratamento é o tempo. "A maioria das tosses desaparece depois de uma ou duas semanas sem qualquer tratamento", diz o mesmo vídeo. "Mas se essa tosse durar mais do que algumas semanas, consulte o seu médico."

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório