Mordida de gato pode ser mais perigosa do que pensa

Especialistas revelam que as presas dos felinos injetam bactérias mais profundamente podendo até provocar sépsis.

Mordida de gato pode ser mais perigosa do que pensa

© iStock

Vânia Marinho
17/11/2016 11:42 ‧ 17/11/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Carreira

Quatro em cinco mordidelas de animais são menores e raramente requerem atenção médica. Mas uma mordidela na mão pode ser grave pois é o local onde os tendões e as articulações estão mais à superfície e se as bactérias da mordidela penetrarem a articulação ou o revestimento da articulação o problema pode espalhar-se rapidamente.

Cerca de 80% das mordidelas de gato nas mãos acabam por infetar e, de acordo com a organização do Reino Unido National Institute for Health and Care Excellence (NICE), “a mordidela de um gato, especialmente na mão, pode ser devastadora em termos de infeção e incapacidade permanente se não for tratada adequadamente.”

Apesar de os cães serem responsáveis por 60 a 90% das mordidelas, as mordidelas dos gatos têm o dobro da probabilidade de infetar.

Maxim D. Horwitz, cirurgião de mão e punho que trata mordidas de cão, gato e humanos no Chelsea e Hospital de Westminster em Londres, contou ao Daily Mail alguns dos casos que já encontrou: "Tive um paciente cujo dedo indicador não dobra porque a cartilagem na articulação foi destruída em 24 horas. Outro paciente tivemos-lhe de amputar um dedo. Os piores cenários possíveis quando a infeção está confinada à mão são a rutura do tendão e infeção crónica que pode destruir a articulação e osso”.

E acrescenta que em casos mesmo muito raros a infeção pode até espalhar-se por todo o corpo provocando sépsis.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas