Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Museu do Calçado arranca com mostra de Luís Onofre e sapatos gigantes

A cidade de S. João da Madeira já está decorada por 12 sapatos gigantes para antecipar a inauguração do Museu do Calçado, que abre no próximo sábado e dedica a sua primeira mostra temporária ao designer Luís Onofre.

Museu do Calçado arranca com mostra de Luís Onofre e sapatos gigantes
Notícias ao Minuto

16:05 - 03/11/16 por Lusa

Lifestyle S. João da Madeira

Instalado na Torre da Oliva, o novo museu resulta de um investimento de um milhão de euros e integra uma coleção com mais de 8.600 peças de origem nacional e estrangeira, sendo que na sua primeira temporada terá em exposição nove máquinas industriais, 42 obras de arte, 77 ferramentas e mais de 500 sapatos.

Para assinalar a concretização do projeto, estão já distribuídos pela cidade 12 sapatos femininos com salto agulha, cada um dos quais com uma altura de 2,40 metros e decorado por artistas como Yola Pérez, Flora Cebrián e Jorge Iglesias - convidados para o efeito pelo Instituto Tecnológico do Calçado e Indústrias Conexas, de Espanha, ao qual cabe a ideia original dessa exposição urbana.

Quanto à mostra sobre a carreira do designer de calçado Luís Onofre, é essa que vai estrear a sala que o novo museu tem reservada para mostras temporárias regulares sobre o percurso biográfico e profissional de reputados estilistas nacionais e estrangeiros.

Co-comissariada pelo próprio criador, a exposição inclui vários modelos de calçado e acessórios representativos das fases mais marcantes da sua carreira e complementa esse percurso com outros dados de interesse para avaliação do seu trajeto, como os relativos a formação, prémios, internacionalização, clientes com exposição pública, etc.

Com inauguração às 11:00, o Museu do Calçado procura contar a história do sapato desde a pré-história até ao século XXI, abordando a sua evolução não apenas enquanto objeto fabril, mas também no contexto dos usos e costumes sociais de cada época.

O novo equipamento de S. João da Madeira dedica também uma secção às artes plásticas, para revelar como o calçado tem inspirado a obra de vários autores, e inclui ainda uma "galeria de notáveis", em que tanto exibe modelos concebidos por marcas e designers consagrados como expõe sapatos já usados por diversas figuras públicas de diferentes setores da sociedade portuguesa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório