Pontos negros? Eis o que nunca deve fazer

Aquelas pintinhas pretas no rosto podem fazer com que a aparência do seu rosto não esteja no seu melhor, mas há algo que nunca deve fazer para acabar com elas.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
05/11/2016 11:10 ‧ 05/11/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Beleza

Os pontos negros costumam aparecer naquelas zonas mais oleosas do rosto, como o nariz ou o queixo, e são impurezas que deixam a pele com um aspeto menos saudável e cuidado. Aparecem devido a um excesso de sebo que, combinado com as células de pele morta, obstruiu um poro.

É possível removê-los através de tratamentos metódicos e cuidados realizados por profissionais mas, infelizmente, para muitas pessoas parece que os tratamentos duram muito pouco e o rosto volta a ser ‘atacado’ por pontos negros.

E, apesar de ser tentador replicar o tratamento que fez num spa ou clínica para remover os pontos negros, os especialistas destacam que isso é algo que nunca, mas mesmo nunca, deve fazer.

A dermatologista Dra. Fayne Frey sublinha: “Não aperte ou tente ‘rebentar’ os pontos negros. Esta manipulação física da pele pode provocar inflamação na pele e potenciais marcas e cicatrizes.”

Também não deve usar “abrasivos fortes, nem tentar esfoliar os pontos negros com esponjas grosseiras irritantes, esfoliantes ou outros dispositivos", diz Frey. Avisando: "É ineficaz e, novamente, pode provocar mais inflamação e cicatriz facial."

A melhor forma de se ver livre dos pontos negros, conta, é “quebrando o óleo que está nos poros entupidos usando um ácido beta-hidroxi (salicílico) ou uma pílula com uma combinação que inclua ácido salicílico”

"O ácido glicólico também pode ajudar a limpar a pele morta e os detritos na superfície”. E os tratamentos faciais de extração com vapor também podem ser extremamente úteis para limpar e esfoliar a pele.

E se o problema parece não passar com nada, o melhor mesmo é consultar um dermatologista.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas