Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

A dor não desaparece? Estas são as causas

A dor é sempre uma sensação desconfortável, mas muitas vezes é vista apenas como um sinal de alerta quando se prolonga por vários dias. Saiba porque não desaparece.

A dor não desaparece? Estas são as causas
Notícias ao Minuto

13:03 - 02/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Seja mais ou menos aguda e independentemente da zona do corpo em que aterra, a dor é sempre uma sensação incómoda e dispensável. O desconforto que causa pode até ser facilmente suportado (dependendo dos casos), mas os sinais de alerta começam a soar quando a dor se prolonga por vários dias. Sabe porque tal acontece?

Como explica ao site da Fox News o médico de família Gary Kaplan, são oito as principais razões para uma dor ser duradoura e persistente, podendo variar de intensidade ao longo do dia, mas sem nunca desaparecer.

A inflamação – que faz parte do processo de recuperação – é um dos motivos mais comuns para as dores contínuas e pode, na verdade, revelar um agravamento da condição. Dependendo, claro, da zona do corpo que afeta e da possível origem (se uma cirurgia, uma queda ou um mau jeito), a dor persistente deve ser sempre avaliada por um médico, pois só assim se poderá saber se se trata de uma inflamação e qual a medida a tomar.

Tal como explica o médico, as alergias podem tornar as dores mais penosas, tal como a má alimentação, que faz disparar os marcadores inflamatórios que atuam diretamente no centro da dor, tornando-a mais contínua e aguda.

O cansaço acumulado pode fazer com que a dor seja maior, devendo ser devidamente prevenido e avaliado como um sintoma, pois a falta de descanso está, muitas vezes, na origem do agravamento das dores crónicas, como se lê na publicação que destaca ainda o mau funcionamento do sistema nervoso. Aqui, a dor a que o médico se refere é aquela que afeta a cabeça e que muitas vezes dá origem a enxaquecas – condição que está ainda associada à desidratação, ingestão de bebidas alcoólicas e luzes fortes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório