Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

O que o faz querer comer mesmo quando não tem fome

Está a ver aquele apetite que vem de repente e que não tem nada a ver com fome? É disso que falamos.

O que o faz querer comer mesmo quando não tem fome
Notícias ao Minuto

17:30 - 27/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

Será fome ou vontade de comer? Esta é a primeira questão a que deve responder quando o apetite surge. Distinguir a fome orgânica da fome emocional e ter em conta os aspetos que podem estar a interferir com essa vontade de comer, como é o caso das emoções, é um dos primeiros passos a seguir e dos que mais facilmente evita o ato de comer apenas por comer.

Contudo, mais do que entender a fome e aprender a controlá-la, é preciso perceber porque é que se está sempre com fome e como alguns dos nossos hábitos diários mais comuns podem estar a inferir com o apetite, aumentando-o desenfreadamente e sem que haja necessidade para tal.

Como explica à edição norte-americana da revista Cosmopolitan o professor de Medicina Amit Sood, existem alguns aspetos rotineiros que fazem com que as pessoas queiram comer mesmo quando não têm fome. Um deles é o facto de estar muito tempo concentradas ou a pensar num assunto sério, como acontece no trabalho e perante projetos que merecem a máxima atenção. Aqui, explica o médico, a fome deve-se ao estado de exaustão do cérebro, que acaba por confundir cansaço com vontade comer.

Estar a fazer várias coisas ao mesmo tempo que se come é um outro aspeto que traz fome, tal como assistir a um filme de muita ação ou muito choro. Conta a publicação que um estudo revelou que os filmes com várias ações ou com ações muito emocionais levam a que as pessoas petisquem mais do que o devido.

Ver algo realmente com bom aspeto e delicioso ou simplesmente ser ‘hora de comer’ (hora de almoço, hora de jantar, etc.) são outros dois fatores a ter em conta na hora de avaliar o verdadeiro motivo para alguém estar a comer sem querer.

Confundir fome com sede é também uma constante, assim como ter a mesa onde se come completamente desarrumada, algo que interfere com a capacidade da pessoa se concentrar nos alimentos que está a ingerir.

Um acontecimento mau ou mais stressante é também um motivo para que o seu corpo queira comer mesmo sem ter fome, uma vez que vai olhar para a comida como um refúgio e forma de conforto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório