Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

É por estes motivos que está sempre com fome

Acabou de comer e continua com aquela sensação de fome? Lanchou há cerca de uma hora e meia e já sente um ‘buraquinho’ no estômago? Saiba, aqui, os motivos pelos quais está sempre com fome.

É por estes motivos que está sempre com fome
Notícias ao Minuto

18:00 - 15/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alimentação

Sentir fome não é, necessariamente, sinónimo de vontade ou necessidade de comer. São muitos e vários os fatores que estão por detrás da sensação de barriga vazia ou de ‘buraquinho’ no estômago.

Segundo o Huffington Post, que reuniu os depoimentos de vários médicos e nutricionistas norte-americanos, são onze as principais razões pela sensação de fome constante.

Desidratação – estar desidratado pode desencadear a sensação de fome, mesmo quando o corpo não pede comida mas sim líquidos, em especial água. Em causa está a ação do cérebro neste momento, que acaba por confundir sede com fome.

Ingestão elevada de hidratos de carbono à base de amido – o melhor exemplo são as bolachas e as batatas fritas. Quantas mais come, mais vontade tem em continuar. Estes alimentos ricos em amido estimulam o apetite levam a que o cérebro pense que quer e precisa de mais.

Stress – enquanto umas pessoas ficam sem apetite quando estão mais em baixo, cansadas ou stressadas, outras refugiam-se na comida e perdem a noção do que comeram e do que realmente querem continuar a comer. Quando se está tenso, o sistema ‘quebra’ e dá origem à produção de adrenalina e cortisol, que levam a mais ansiedade e, por consequência, mais fome irracional, lê-se no Huffington Post.

Beber demasiadas bebidas alcoólicas – parceiras dos aperitivos e da junk food, as bebidas com álcool são um dos fatores que levam a que sinta sempre fome quando as está a ingerir.

Falta de proteína – uma dieta rica em hidratos de carbono e pobre em proteínas, sejam de origem animal ou vegetal, leva a que nunca se sinta saciado e a que queria comer mais e mais, estando sempre com a sensação de fome.

Saltar refeições – um dos principais motivos para que as pessoas sintam sempre vontade de comer é o facto de não levarem a sério os horários das refeições. Não comer a cada três horas faz com que o corpo fique sempre em estado de alerta e com um vazio constante, pedindo comida.

Estar em constante contacto visual com comida – as redes sociais, em especial o Instagram e o Pinterest, são também responsáveis pelo facto de estar sempre com fome. A publicação excessiva de comida – sempre com ótimo aspeto – faz com que o desejo por comer aumente e com isso a fome seja constante.

Comer depressa – para se sentir satisfeito, o seu cérebro tem que saber que está satisfeito. Comer devagar e mastigar pausadamente são dois segredos para que se sinta saciado por mais tempo.

Medicamentos, em especial antidepressivos – alguns medicamentos têm como efeito secundário ‘abrir o apetite’ é o caso dos antidepressivos que, segundo o Huffington Post, estimulam a vontade inconsciente de comer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório