Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Sete coisas que pode estar a confundir com fome

Comer é uma necessidade biológica mas o estilo de vida dos tempos que correm por vezes desencadeiam um apetite desenfreado.

Sete coisas que pode estar a confundir com fome
Notícias ao Minuto

11:57 - 23/03/16 por Vânia Marinho com Ana Lemos

Lifestyle Dicas

Passa o dia com fome? Há sinais e reações que pode estar a confundir com fome.

O site Bolsa de Mulher destaca sete coisas que pode achar que são um sinal de fome mas não são:

1. Noite mal dormida. Estudos sugerem que dormir menos de oito horas por noite pode fazer com que faça piores escolhas alimentares e exagere nas doses.

2. Procrastinação. Muitas vezes a comida é utilizada como desculpa para não realizar uma tarefa ou começar uma tarefa. Confirme se vai comer porque tem fome ou porque quer adiar o trabalho. Se ainda assim quiser comer, opte por uma salada em vez de snacks doces ou salgados.

3. Desidratação. Por vezes a fome pode ser um sintoma de sede. Antes de ir comer, beba um copo de água para perceber do que é que precisa realmente.

4. Stress. A ansiedade e o stress são as causas mais comuns da compulsão alimentar, uma vez que podem ser uma forma de se confortar.

5. TPM e gravidez. Durante o período da tensão pré-menstrual (TPM) e a gravidez as mulheres sentem desejos alimentares por causa da desregulação das hormonas. Mas é preciso ter cuidado para que estes desejos não se convertam em quilos a mais.

6. Tristeza. Sentir-se triste pode alterar os níveis de serotonina no corpo. Conhecida como a hormona do prazer, é libertada quando come. Por isso, quando está triste comer pode trazer um alívio quase instantâneo. Mas tem danos a médio e longo prazo, claro.

7. Compulsão. Quanto mais açúcar se consome, maior o desejo por este tipo de alimentos. A leptina é uma hormona que controla a saciedade e os alimentos com alto teor de açúcar prejudicam a sua atuação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório