Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Entenda a fome e aprenda a controlá-la

O tipo de alimento diz a forma como o cérebro reage à fome.

Entenda a fome e aprenda a controlá-la
Notícias ao Minuto

21:40 - 19/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

É possível controlar a fome? Sim. E é tudo uma questão de escolhas e também de conhecimento.

Segundo um artigo publicado na BBC, o sistema digestivo está envolvido numa complexa interação de órgãos… entre eles o cérebro. E é o cérebro que está responsável pela sensação de saciedade, sensação essa que depende dos alimentos ingeridos. Mas não só.

As gorduras, por exemplo, são as que mais enganam o cérebro. Embora seja repletas de calorias, conseguem fazer com que o cérebro pense que a ingestão calórica é baixa e, com isso, peça mais comida.

Do lado contrário da moeda estão os alimentos ricos em fibra e os integrais, que promovem uma libertação de hormonas intestinais responsáveis pela sensação de saciedade. Em causa, está o baixo índice glicémico (IG) dos alimentos, capaz de libertar energia de forma mais lenta, o que faz com que a pessoa se sinta satisfeita por mais tempo.

Mas a sensação se saciedade não depende, apenas, dos alimentos que são ingeridos. As hormonas têm também algo a dizer na hora de estimular a sensação de fome ou não. Neste caso, as protagonistas são a hormona peptídico intestinal (PYY) e a hormona GLP-1 – cientificamente associada à obesidade.

Também a leptina e a grelina são outros exemplos de hormonas que interferem com a sensação de fome. Mais concretamente, a primeira faz com que o apetite fique controlado, enquanto a segunda é responsável pela sensação de fome (ou vontade de comer).

E como o apetite depende, em muito, do estado de espírito, também a serotonina é capaz de interferir com a fome ou a saciedade. Esta hormona é neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, etc.

A hormona do stress – cortisol – também é capaz de interferir com a vontade de comer, impulsionando a chamada fome emocional.

Escolher os alimentos de forma correta e equilibrada, evitar o stress, controlar as emoções e ter uma boa qualidade de sono são formas eficazes de manter o sistema hormonal controlado e, assim, evitar os ataques de fome.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório