Devem as mulheres deixar de usar tampões?

O uso de tampões pode colocar a saúde da mulher em risco. Mas, será que devem deixar de os usar?

NotíciaVídeo

© iStock

Daniela Costa Teixeira
23/09/2016 11:00 ‧ 23/09/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Menstruação

Escolher entre tampões e pensos higiénicos, os tampões são a primeira opção para uma grande maioria das mulheres, que consideram ser uma opção mais cómoda, mais eficaz e mais higiénica.

Contudo, o uso incorreto de tampões está associado a sérios riscos para a saúde, como a síndrome do choque tóxico, uma condição rara provocada “por toxinas produzidas pela bactéria Straphylococcus aureus” que tanto pode ser mortal como tratada com êxito, dependendo, claro, do caso.

Mas, devem as mulheres deixar de usar tampões? Esta é a questão colocada no mais recente vídeo do canal do YouTube AsapScience,

Como é explicado, por cada menstruação, a mulher perde entre 30 a 90 milímetros de fluxo, sangue que é absorvido através de tampões por 81% das mulheres menstruadas. Contudo, a eficácia de absorção do tampão quando comparada com a de um penso parece de nada valer quando em causa está a proliferação de bactérias. Mas tal apenas é um sinal de alarme quando o uso de tampão é incorreto.

Uma maior educação quanto à colocação e troca do tampão, sempre aliada a questões de higiene, é o suficiente para reduzir a olhos vistos as consequências nocivas do mau uso deste absorvente, porém, a mulher corre sempre o risco de ficar com a pele da vagina mais seca e, por consequência, gretada, algo que aumenta a probabilidade de contrair uma infeção.

Embora não desaconselhe totalmente o uso de tampão, o vídeo da equipa de cientistas aponta o copo menstrual como uma opção mais segura e igualmente eficaz, uma vez que é feito com materiais não penosos para a saúde, pode ser trocado apenas passadas 12 horas e tem um custo inferior ao dos tampões (o copo menstrual custa, em média, 25 euros mas pode ser usado ao longo de anos, ao contrário dos tampões, que são descartáveis e cada caixa com 18 unidades pode custar mais de três euros).

Se ficou com curiosidade em saber mais sobre o copo menstrual, fique a conhecer a experiência do Lifestyle ao Minuto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas