O chá faz parte de muitas culturas e o seu uso não é despropositado. Japão, Marrocos, Índia, Tailândia, Malásia, e até na cultura britânica e portuguesa temos chá. Depois da água, esta é das bebidas mais simples e saudáveis para o dia a dia.
O estudo 'O papel do chá no gerenciamento de fatores de risco cardiovascular: benefícios potenciais, mecanismos e estratégias intervencionistas' publicado no 'Frontiersin' descobriu que "a bebida quente favorita da Grã-Bretanha pode realmente ajudar a proteger o coração e a reduzir o risco de ataque cardíaco".
Tim Bond, conhecido como "cientista do chá", revelou que estes benefícios do chá para o coração já eram "conhecidos há muitos anos".
Esta pesquisa mais recente destaca em específico as razões dos benefícios do chá para o coração, destacando o rico teor de polifenóis, que são os compostos orgânicos encontrados normalmente em plantas. Estes compostos são conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Leia Também: O tempo delas! Conheça os benefícios da abóbora - e 10 ideias para pratos
Entre uma vasta oferta de chás, o chá preto foi o que teve um papel de destaque neste estudo, tendo demonstrado ser o mais benéfico para a redução da pressão arterial, precisamente devido ao alto teor de propriedades antioxidantes que foram identificadas como "benéficas" para a redução do colesterol.
Para o investigador, beber chá pode ser "estar a pensar no futuro" e antecipar algum problema de saúde. "Este é o melhor remédio" para prevenir tratamentos de cariz farmacêuticos, dando ênfase aos benefícios do consumo diário mantermos o coração em perfeitas condições.
Se tiver um enxaqueca, desconforto abdominal ou simplesmente sede, beba chá! "Para grandes males, grandes remédios." Mesmo que não tenha alguma patologia associada, beba! Pode estar a prevenir problemas futuros, remata o especialista.
Leia Também: Os alimentos com proteína que o estão a envelhecer mais depressa