A proteína está na moda, disso não há dúvida. Fundamental para o correto funcionamento dos músculos, ossos e saúde da pele, são muitos aqueles que a consomem diariamente, quer em alimentos, quer em suplemento (entretanto acrescentado às receitas).
Apesar de ser benéfica e de estar presente em vários alimentos, alguns são melhores que outros. Batidos e barritas proteícas, assim como proteína em pó, poderão conduzir a um envelhecimento precoce.
"Estamos obcecados com tudo o que é rico em proteína hoje em dia e estou sempre a conhecer pessoas que adoram experimentar estes produtos", realçou a nutricionista Angela Houlie num artigo da Eating Well.
"Quando recomendo que não se devem consumir todos os dias, ficam chateados", notou a especialista.
Segundo Houlie, se a proteína faz parte da sua rotina alimentar, então deverá priorizar, neste caso, alimentos como carne branca, peixe, laticínios e feijão, ricos em nutrientes e que ajudam no combate ao envelhecimento.
De que forma as barritas, batidos e proteína em pó o envelhecem mais rápido?
Especialistas indicam que estes alimentos, na sua maioria, são altamente processados e ricos em açúcar. Consumi-los regularmente leva a um envelhecimento precoce, uma vez que danificam as células, diminuem a produção de colagénio e enfraquecem o sistema imunológico.
Vale a pena não esquecer que os produtos supracitados contêm ingredientes como açúcar, adoçantes artificiais, espessantes, sabores artificiais, corantes e estabilizadores. Por isso, a nutricionista aconselha a ler sempre a lista de ingredientes.
Assim, se a sua alimentação, sobretudo lanches, depende muito de barras ou batidos proteicos, é provável que descure de outras fontes de proteína essenciais.
"Geralmente recomendo que se recorra a esses alimentos apenas quando necessário", destaca Houlie, dando como exemplo um momento em que se esteja fora de casa e se pretenda uma opção mais saudável.
Qual a quantidade de proteína recomendada?
Quando pensa em quantidades, qual é o valor que deve ter como referência diária? Segundo um artigo do 'website' USAToday deve consumir 0,36 gramas de proteína por cada quilo. Assim, uma pessoa com 68 quilos deve optar por 54 gramas.
Por outro lado, existem especialistas em nutrição que apontam que o consumo deve ser ligeiramente mais elevado, de 60 a 90 gramas por dia. "Se está a tentar ganhar músculos, essa quantidade pode ser ainda maior. Mas é possível que esteja a exagerar na proteína, assim não ingira grandes quantidades de proteína só por que está na moda”, revelou a dietista Jamie Nadeau.
Tendo isto em conta, no mínimo deve ter como referência de 0,80 gramas por cada quilo de peso. "Cada pessoa é diferente, mas para a maioria das pessoas saudáveis que procuram ganhar músculos, atingir uma meta de 1,2 a 1,4 g de proteína por quilo é útil."