Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Depressão pós-férias? Eis algumas dicas para ultrapassá-la

A plataforma de viagens Momondo acaba de partilhar algumas dicas para combater a chamada ‘depressão pós-férias’.

Depressão pós-férias? Eis algumas dicas para ultrapassá-la
Notícias ao Minuto

18:47 - 08/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Momondo

Cerca de 52% dos portugueses inquiridos pela Momondo consideram o final das férias e o regresso ao mundo profissional ou escolar difícil.

Numa nota enviada às redações a plataforma de viagens partilha oito sugestões para conseguir uma transição menos dolorosa após o período de férias:

1. Comece a planear já a próxima viagem. De acordo com a Sociedade Internacional para os Estudos da Qualidade de Vida, a melhor parte das férias não são as próprias férias, mas sim todo o processo de pesquisa, planeamento e a antecipação. Por isso, aproveite a viagem de regresso para começar já a planear o seu próximo destino.

2. Saiba lidar com a ‘depressão’ pós-férias. A nostalgia que pode sentir ao regressar à vida ativa é normal e não é nada de grave. Experimente desfrutar de cinco minutos num local calmo e faça a nota mental dos aspetos positivos que tem na sua vida. Lembre-se de que pode divertir-se em todos os momentos livres e não apenas quando está de férias.

3. Mesmo antes de partir, prepare-se para voltar a casa. Para conseguir prevenir a ansiedade do regresso aos inúmeros e-mails por responder no trabalho, organização escolar ou à rotina do dia-a-dia em casa, tire algum tempo antes de partir para otimizar o seu regresso. Deixe as tarefas organizadas e crie uma lista com o que é prioritário para quando regressar.

4. Revisite as suas memórias. Apesar de provavelmente estar sentado à secretária, não necessita de estar sempre a olhar para o computador. Imprima a sua fotografia preferida das férias e coloque-a junto ao seu ecrã. Irá ajudar a manter a memória de uns dias agradáveis, além de antecipar e o motivar para o próximo destino.

5. Assegure-se de que tem um regresso calmo. Tente ter um a dois dias para si para se reajustar ao quotidiano. Se tem de regressar de imediato ao trabalho opte por começar a meio da semana para que o seu início seja mais curto.

6. Aposte nas escapadelas de fim-de-semana. Ainda tem muito tempo pela frente até às próximas férias? Então tire o melhor partido do fim-de-semana.

7. Faça pequenas mudanças na sua casa. Aproveite o regresso das férias para fazer pequenas mudanças na sua casa. Tire partido da boa disposição e mude um pouco o ambiente, sentirá que está a criar um novo espaço para si.

8. Exercite o corpo e a mente. Aproveite o bom tempo que ainda se faz sentir em Portugal para fazer uma boa caminhada, corrida ou passeio de bicicleta. Os estudos comprovam que o exercício físico tem um impacto muito positivo no nosso bem-estar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório