O exercício antes e durante a gravidez assume-se como um aspeto importante para a saúde da mulher e também do bebé. Contudo, depois do parto, há que ter alguns cuidados redobrados, especialmente se a mulher estiver a amamentar.
Quem o diz é a nutricionista Cheryl Lovelady. Ao The New York Times, a também docente da Universidade da Carolina do Norte destaca que a mulher “deve ter a certeza que a amamentação está estável antes de começar um plano de perda de peso”, algo que deve contar, sempre, com a opinião e aconselhamento de um médico ou especialista.
Embora a redução calórica é, na maioria das vezes, o caminho encontrado por muitas mulheres, mas este pode ser prejudicial para a qualidade do leite materno, especialmente se o processo de emagrecimento se focar apenas na dieta e não na combinação da alimentação e do exercício.
Mas, é possível perder peso de forma saudável durante a amamentação? Sim, mas com muita calma. Diz a nutricionista que é seguro a mulher perder entre 450 gramas e perto de um quilo por semana, mas sempre com a combinação de dieta e exercício. Mais do que isso, não.
Quanto à deita em si, há que optar por mudar hábitos e criar rotinas saudáveis, não caindo no grave erro de aderir a dietas extremas ou a cortes bruscos de grupos alimentares, como acontece com a exclusão dos hidratos de carbono da dieta.