Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Por que não deve desvalorizar as mãos e os pés inchados

No Verão, as mãos e os pés tendem a inchar, como consequência da retenção de líquidos, que geralmente é atribuída às elevadas temperatura.

Por que não deve desvalorizar as mãos e os pés inchados
Notícias ao Minuto

16:13 - 26/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Alerta

Mas se tem tendência para ficar com as mãos e os pés inchados com muita frequência, não deve desvalorizar esta situação.

Nuno Bernardino Vieira, especialista em medicina interna do Hospital Lusíadas Albufeira, alerta para a relação entre a retenção de líquidos e algumas doenças e dá alguns conselhos para evitar o inchaço.

Em comunicado enviado às redações explica que a retenção de líquidos consiste na formação de edemas (inchaços) devido à acumulação de líquido no espaço que envolve os tecidos e os órgãos do corpo. Os pés e as mãos são, por regra, as zonas mais suscetíveis, muito em parte devido à força gravitacional.

De acordo com o especialista: “Existem múltiplas causas para a formação de edema, sendo a retenção de líquidos um dos sintomas da insuficiência cardíaca, doença renal, insuficiência hepática e outras patologias. No entanto, a causa mais frequente é a insuficiência venosa periférica, que faz com que as veias não consigam transportar, de forma eficaz, o sangue de volta das extremidades para o coração, o que se passa principalmente nas pernas”.

Reduzir o consumo de sal pode ser uma boa estratégia para reduzir o inchaço, em particular nas situações de doença cardíaca, renal ou hepática, pois estas condições aumentam a absorção do sódio do sal, revela.

A Organização Mundial de Saúde recomenda um consumo diário inferior a 5g de sal (metade da média de 10,7g ingeridos pelos portugueses).

Nuno Bernardino Vieira aconselha ainda as pessoas a “manter o peso adequado e praticar exercício físico, em particular nos casos de insuficiência venosa, pois facilitam a drenagem dos membros inferiores pela circulação venosa”.

E acrescenta: “Garantir um adequado estado de hidratação é fundamental para assegurar o correto funcionamento renal que assim previne também a retenção dos líquidos, pois o líquido que se encontra em excesso no organismo é assim eliminado”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório