Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Dez alimentos que parecem saudáveis... mas que são inimigos

Os supermercados estão repletos de ratoeiras.

Dez alimentos que parecem saudáveis... mas que são inimigos
Notícias ao Minuto

08:30 - 22/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Nem tudo o que parece saudável é, de facto, saudável. Os rótulos enganam e a única forma de saber se se está perante um alimento amigo é analisando o valor nutricional e avaliando alguns destes nomes estranhos.

Quando tal não é feito, a probabilidade de consumir um alimento pouco ou nada saudável é elevado, especialmente quando a embalagem ‘vende’ algo que não é verdade, como acontece com o húmus pré-confecionado e com uma larga data de validade.

Conta o Fitness no seu site que o húmus – pasta de grão-de-bico – até pode ser um dos alimentos mais amigos da saúde e da dieta… se não for comprado já feito e repleto de corantes e conservantes para alargar a longevidade do produto. Além disso, a probabilidade de conter mais sal, açúcar e gordura do que o desejado é também grande.

Embora seja uma das poucas opções para os que não consomem lacticínios, ou até mesmo a única, o queijo vegan é também um dos alimentos a evitar, uma vez que continua a ser um alimento processado e detentor de enriquecedores de textura e sabor.

Repleto de açúcar – em quantidades que podem chegar aos 60 gramas por garrafa – o ice tea embalado (mesmo o que e vendido como light) é também de evitar, especialmente quando, para além do açúcar, o valor calórico excede os três dígitos. Fazer chá em casa e adoçar com stevia é a melhor opção.

A barras energéticas com baixo teor de hidratos de carbono podem ser também um problema, diz a publicação, salientando que se tratam de alimentos processados, industrializados e com uma imensidade de nomes no rótulo que nem sequer são mencionáveis.

E se pensa que as batatas fritas de pacote são as únicas de evitar, engana-se. Os chips de vegetais são igualmente penosos para a saúde, pois possuem sempre algum tipo de gordura e produtos que permitem uma textura idêntica à das viciantes batatas fritas.

Tem cor, tem peixe, tem vegetais e tem arroz. O sushi parece uma refeição completa e saudável, mas apenas o é quando é consumido moderadamente. Sim, pode esquecer as 30 peças que orgulhosamente diz conseguir comer, até porque seis peças de camarão frito (tempura) pode equivaler a nada mais, nada menos do que 600 calorias.

Os molhos light para saladas – por serem processados, por terem conservantes e possivelmente corantes – e ainda o pão de forma ‘multi-cereais’ são também alimentos vendidos como saudáveis, mas na verdade podem ser bastante maus para a saúde. Sabia que o pão multi-cereais é, quase sempre, feito maioritariamente com farinha refinada?

Por fim, mas não menos penoso, estão as tortilhas de arroz que tanto servem como snack. São vendidas como ‘isentas de glúten’ e ‘com baixo teor calórico’, mas podem ser uma má opção para quem pretende perder peso, uma vez que possuem grandes quantidades de hidratos de carbono, o que podem interferir negativamente com os níveis de saciedade.

E já agora, sabia que mais de metade do que comemos não é 'comida real'?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório