Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Cinco sinais de que precisa de ingerir mais fibra

Muito provavelmente já sabe que a prisão de ventre é um sintoma clássico de que não anda a ingerir fibra suficiente, mas há mais…

Cinco sinais de que precisa de ingerir mais fibra
Notícias ao Minuto

13:44 - 18/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Nutrição

É importante manter uma ingestão adequada de fibra pois esta tem um papel de relevância em várias coisas, desde a manutenção do peso ao risco de doenças cardiovasculares, diabetes e até alguns cancros.

A revista Prevention destaca os cinco sinais que o corpo pode dar de que precisa de ingerir mais fibra e a que deve estar atento.

Sentir fome logo depois de comer provavelmente indica que não consumiu fibra suficiente à refeição, substância que ocupa mais espaço no sistema digestivo e que ajuda a saciar.

Sentir desconforto e a barriga inchada é um efeito secundário comum quando ingere comidas pesadas, mas também quando ingere pouca fibra, pois é ela que vai fazer com que todas as substâncias percorram o sistema digestivo sem grandes turbulências.

Se os seus movimentos intestinais são pequenos ou duros, como seixos, isso é um sinal claro de que precisa de mais fibra, diz a especialista Robynne Chutkan. As fezes em forma de "C ou em linha reta é o ideal", destaca.

Sente sempre que precisava de uma sesta depois de comer, pois a falta de fibra desregula os seus níveis de açúcar no sangue, provocando picos e quedas de energia. E acaba por estar boa parte do dia cansado e sem energia.

E o quinto sinal é um teste que pode fazer: tente engolir uma garfada de milho doce sem mastigar e veja quanto tempo é que os grãos demoram a ‘sair pelo outro lado’, recomenda Chutkan. Se encontrar as sementes nassuas fezes dentro de 18 horas, o seu consumo de fibra é bom. Se demorar mais do que isso, provavelmente precisa de mais fibra.

Se está mesmo a precisar de mais fibra tente ingerir mais leguminosas, como feijões ou lentilhas, frutos secos, vegetais e fruta (com casca).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório