Menopausa precoce e tardia podem aumentar risco de diabetes

Um grupo de investigadores britânicos descobriu que as alterações hormonais estão diretamente ligados à predisposição para desenvolver diabetes.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
28/07/2016 21:00 ‧ 28/07/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Estudo

Depois de analisarem os dados de saúde de 124 mil mulheres, um grupo de investigadores da organização britânica sem fins lucrativos Kaiser Permanente percebeu que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 é maior em mulheres que tiveram menopausa tardia, isto é, depois dos 55 anos, ou precoce, antes dos 45. Os investigadores acreditam que os níveis hormonais estão diretamente ligados a esta tendência.

Já se sabia que mulheres que têm uma menopausa precoce têm mais risco de desenvolver diabetes tipo 2 devido ao baixo nível de estrogénio estar ligado ao aumento de gordura corporal, metabolismo lento e alto nível de açúcar no sangue. A novidade é esta predisposição também aparecer em mulheres com menopausa tardia.

O estudo, liderado pelo Dr. Erin LeBlanc e publicado na revista da Sociedade Norte-Americana de Menopausa (North American Menopause Society), aponta que as mulheres que tiveram a sua última menstruação antes dos 46 anos de idade tinham uma suscetibilidade 25% maior de desenvolver diabetes tipo 2, em comparação com mulheres que deixaram de menstruar entre os 46 e os 55 anos de idade. Enquanto as que tiveram o último ciclo menstrual aos 55 anos apresentam mais 12% de risco.

Portanto, as mulheres que entram tanto tardia como precocemente na menopausa devem ter uma preocupação redobrada e manter uma dieta saudável e praticar exercício físico regularmente.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas