Cientistas conseguiram reverter a menopausa e fertilizar óvulos
Mulheres que não tinham o período menstrual há cinco anos estão agora a menstruar depois de um ‘rejuvenescimento’ dos ovários.

© iStock

Lifestyle Tratamentos
Cientistas gregos dizem ter revertido efetivamente a menopausa ao ‘rejuvenescer’ ovários de mulheres que já não tinham o período menstrual.
O tratamento que envolve um plasma rico em plaquetas (PRP) – uma mistura concentrada de substâncias no sangue que ajudam as células a crescer – e pode estimular o tecido dos ovários a regenerar-se.
Como reporta à revista New Scientist, este tratamento ao permitir que mulheres voltem a produzir óvulos e a recuperar o período menstrual pode trazer uma esperança para mulheres mais velhas e em pós-menopausa que querem engravidar.
Como o Dr, Konstantinos Sfakianoudis, ginecologista na clinica grega de fertilidade Genesis Athens, disse à revista, ele e a sua equipa conseguiram rejuvenescer ovários mais velhos através deste tratamento, reiniciaram os ciclos menstruais das mulheres e ainda conseguiram colher e fertilizar óvulos que foram produzidos e libertados pelas mulheres.
“Tive uma paciente cuja menopausa se estabeleceu há cinco anos, quando esta tinha 40 anos. Seis meses depois de a equipa injetar o PRP nos seus ovários, ela teve o seu primeiro período desde a menopausa”.
Até agora a equipa recolheu três óvulos da paciente, dois foram fertilizados com sucesso com o esperma do marido e quando tiverem mais um estes serão implantados no útero da mulher.
O tratamento teve já sucesso em seis mulheres que depois de muitos tratamentos falhados estão agora grávidas.
Comentários
Regras de conduta dos comentários