Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

CNN revela os melhores segredos da culinária portuguesa

O canal de televisão norte-americano diz que Portugal deve estar na rota de todos os ‘foodies’. E dá 20 boas (e apetitosas) razões.

CNN revela os melhores segredos da culinária portuguesa
Notícias ao Minuto

08:00 - 11/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Gastronomia

A CNN anda de beicinho pela comida portuguesa. Depois de ter colocado o chef José Avillez no pináculo da culinária, o canal de televisão norte-americano dá 20 boas e apetitosas razões para todos os ‘foodies’ visitarem o nosso país.

Mesmo reconhecendo que “a cozinha portuguesa pode ser a mais subestimada da Europa”, a CNN não deixa de anotar boas razões para cair de amores pelos pratos que são confecionados em Portugal… e, claro, pela “vasta ganha de vinhos” que tão bem os acompanham.

Numa galeria de imagens publicada no passado dia 8, o repórter Paul Ames começa por destacar o arroz. “Para uma nação que consome a maior parte do arroz da Europa, o arroz de Portugal é injustamente negligenciado”, diz.

Mas há aspetos em que a culinária portuguesa dá cada vez mais cartas e as versões gourmet são um dos aspetos a ter em conta. A “estrela” José Avillez é dos que mais se destaca na “interpretação moderna dos alimentos”, sendo o seu Belcanto o restaurante a colocar no roteiro.

Os “muitos azeites premiados” criados por Portugal são também um dos aspetos a destacar em terras lusitanas, produtoras de “ouro líquido” e de “santas saridinhas”, um dos petiscos mais apreciados por quem visita o país entre maio e outubro (e se deixa contagiar pelas festas dos santos populares).

De fazer inveja a muitos franceses (e não apenas no que toca ao futebol), os queijos da Beira Baixa e da Serra da Estrela são dos aspetos destacados pela CNN, que não deixa de mencionar o já tradicional pastel de nata, com a devida menção aos que são feitos em Belém e que se caraterizam como os “doces mais emblemáticos do país”. Mas a pastelaria nacional não se fica apenas nos pastéis de nata e começa a ser um dos aspetos mais procurados por quem visita as terras de Camões.

Apesar de ter o melhor marisco da Europa, Portugal fixa-se ainda no mapa gastronómico pela boa carne que produz e pelos pitéus que cria, com o devido destaque para “a crocante e suculenta” bifana de porco e para o prego no pão, dois petiscos apreciados de Norte a Sul.

Para o jornalista da CNN, Portugal é “um festival de frutas”, com as cores a espelharem o sol e o processo de amadurecimento a beneficiar da luz que esta estrela tanto dá ao país e que faz de Portugal um dos países mais solarengos. Os “mercados mágicos” são também uma “atração turística” pelo “espetáculo diário de peixe fresco, fruta colorida e seleção de vegetais” que proporcionam.

O cozido à portuguesa, claro está, não poderia deixar de ser destacado, tal como aquele que é feito com o calor vulcânico na Ilha de São Miguel, nos Açores. O “rei bacalhau”, que faz as delícias da nação, é outro dos pontos a ter em conta na gastronomia nacional.

E “quando algumas das carnes de porco mais saborosas do mundo são transformadas em alguns dos mais saborosos presuntos”? Falamos do porco preto, como não poderia deixar de ser. Ainda no leque de fumados, a CNN destaca ainda as “esquisitices comestíveis”, nada mais, nada menos do que a morcela, os chouriços e as salsichas frescas, que têm tanto de “invulgares” como de apetitosas.

O leitão e a sua “pele crocante” faz as delícias de quem por cá, mas não é o único prato tradicional a merecer destaque: tudo aquilo que se cozinha na “velha escola” é também de valor. “O Solar Bragancano oferece perdiz, faisão e pratos de javali que fazem uma viagem a Bragança valer a pena”.

Ainda no Norte do país, a CNN não deixa escapar a “saborosa” feijoada. As tripas à moda do Porto têm um “sabor divino”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório