Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Só há um José Avillez", diz a CNN

A CNN veio à boleia de José Avillez conhecer o melhor da cozinha portuguesa e provou que o seu nome é para ser decorado em todo o mundo.

"Só há um José Avillez", diz a CNN
Notícias ao Minuto

13:40 - 30/06/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Chef

Foi em pleno Santo António que o chef José Avillez recebeu a CNN em Lisboa e mostrou que Portugal é um país de muito boa comida… e também de muita simpatia, beleza e história.

Numa publicação feita esta quinta-feira no seu site, o canal partilha os vídeos da série Culinary Journeys – que pode ver aqui, em inglês – e que destacam José Avillez como o “revolucionário” da culinária portuguesa. E não é difícil saber porquê.

“Cada tasca oferece um menu quase idêntico de bacalhau ou sardinha e batatas cozidas, um vinho forte do Douro e um pudim ultra-doce. Mas só há um lugar para provar uma pedra ‘comestível’ feita de bacalhau [referindo-se à criação de bacalhau sobre pedras]. Ou uma mousse de fígado, ou um bouquet de grinaldas com atum dos Açores, manteiga aromatizada com uma salsicha local popular, cracas do mar combinadas com morango de conserva. Ou um farto Cozido à Portuguesa reduzido a uma única folhe de couve e pasta de carne. Isto porque só há um José Avillez”, escreve John Krinch.

O seu restaurante Belcanto (o primeiro restaurante de Lisboa com duas estrelas Michelin e recentemente eleito como o melhor restaurante internacional do ano) é um dos primeiros pontos de partida da aventura da CNN pela gastronomia portuguesa dos dias de hoje. Avillez descreve as suas criações neste espaço como uma reinvenção das descobertas outrora feitas por portugueses, mantendo sempre a essência do país e da tradição.

“Até pode ser fácil ser-se bom uma vez, até pode ser fácil ser-se bom duas vezes, mas ser-se bom todos os dias, todos os almoços e todos os jantares para todos os convidados não é tão fácil e é um desafio manter sempre os padrões”, confessa o chef, que reconhece no “sorriso dos clientes” a sua maior força de vontade para trabalhar.

Para a CNN, José Avillez não é apenas um revolucionário da culinária nacional, é também uma lufada de ar fresco que procura fazer a diferença usando o que de melhor Portugal tem para oferecer, como é o caso do pescado, do vinho e de tantas outras iguarias nacionais e que são protagonistas da segunda e terceira partes da reportagem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório