Enquanto algumas pessoas arriscam para evitar, ao máximo, o desperdício alimentar, outras preferem jogar pelo seguro e deitam fora alguns alimentos que passaram do prazo.
Embora existam alimentos que podem perfeitamente ser consumidos depois de expirar o prazo, outros devem ser evitados ao máximo… e há bebidas que nem sequer devem ser ponderadas.
É o caso do leite e de qualquer outra bebida não pasteurizada, que, com o passar dos dias, ficam à mercê da contaminação de bactérias, em particular de E.coli. Também os sumos 100% vegetais devem ser consumidos o quanto antes, especialmente na hora ou minutos depois de terem sido feitos.
De acordo com o site da revista Prevention, estes sumos podem ser pouco seguros para a saúde quando são consumidos depois da validade, uma vez que a acidez aumenta e cria todo um habitar propício à propagação de bactérias.
Não se referindo a uma bebida em concreto, Don Schaffner – da Universidade de Rutgers – revela que qualquer bebida que não esteja armazenada corretamente e seguindo os padrões de frescura é de evitar, o que acontece com os iogurtes líquidos que não estão no frigorífico, por exemplo.