Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Alimentos que não deve comer depois da validade

Nem sempre é preciso respeitar à risca as validades, mas no caso destes alimentos deve fazê-lo.

Alimentos que não deve comer depois da validade
Notícias ao Minuto

12:01 - 14/03/16 por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle Alimentação

A validade expirou. E agora? Saiba o que não deve comer depois de a validade ter expirado.

"Regra geral, a ingestão de alimentos frescos, não transformados e não tratados após a sua data de expiração, geralmente não vale o risco”, sendo que “alguns são mais arriscados do que outros ", diz Deborah Orlick Levy, consultora de saúde e nutrição para Carrington Farms ao site Eat Clean.

Os alimentos que foram processados para uma vida mais longa na prateleira (por exemplo, congelados, alimentos enlatados, e as massas secas) podem ser consumidos depois da data, desde que sejam armazenados de forma adequada.

Os alimentos que se seguem podem ser mesmo perigosos se consumidos depois da validade:

1. Sumos detox. Os sumos de fruta e vegetais crus nunca devem ser consumidos depois da validade que está marcada na garrafa. Como não são pasteurizados são muito mais susceptíveis à contaminação por bactérias ou leveduras, destaca Jessica Levinson, nutricionista do  Nutritioulicious.

2. Frutos vermelhos frescos. Morangos, amoras ou framboesas são ‘superalimentos’ ricos em fibra e antioxidantes, mas também podem conter um parasita chamado cyclospora, diz Levy. Este parasita provoca diarreia, vómitos, distensão abdominal e outros sintomas desagradáveis de gripe. Lave-os bem antes de consumir e nunca os coma depois da validade ou quando têm bolor.

3. Carnes frias. Fiambre, a mortadela, o paio ou o chouriço embalados, depois de abertos só duram cerca de cinco dias, destaca a especialista em segurança alimentar Londa Nwadike. As carnes frias podem conter Listeria, um tipo de bactéria que cresce até em temperaturas frias e que pode provocar febre, dores musculares, diarreia e problemas sérios em mulheres grávidas.

4. Queijos moles. Tal como as carnes frias, os queijos moles, como brie ou queijo fresco podem conter Listeria e até E. coli e ao contrário dos queijos duros as partes estragadas são mais difíceis de remover. Regra geral deve consumi-los respeitando a validade, ou entre cinco a sete dias após a compra, destaca Londa Nwadike.

5. Alimentos de folhas verdes. Saladas e ervas e vegetais de folhas verdes embalados, apesar de serem pré-lavados várias vezes têm tendência para conter bactérias como E. coli, uma vez que são manuseados várias vezes, destaca Deborah Orlick Levy. Lave-os sempre antes de ingerir e nunca os coma depois do prazo de validade ou quando começam a ficar viscosos.  

6. Carnes frescas. As carnes frescas devem ser congeladas ou consumidas sempre dentro do prazo de validade uma vez que geralmente contêm Salmonela, E. coli e outras bactérias que podem provocar intoxicações alimentares. Se as consumir depois do prazo estas bactérias terão tempo para se multiplicar, aumentando os riscos para a saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório