O sódio é considerado um dos inimigos da saúde, especialmente para as as pessoas que sofrem de hipertensão.
Mas um novo estudo sugere que seguir uma dieta com baixíssimo teor de sal pode, afinal, aumentar o risco de problemas cardiovasculares.
Para o estudo, publicado na revista científica The Lancet, os investigadores do Population Health Research Institute (PHRI) da Universidade de McMaster e do Hamilton Health Sciences, ambos do Canadá, reviram quatro estudos observacionais, com um total de 133.118 pessoas envolvidas - 63.559 com hipertensão e 69.559 sem este problema de saúde – que foram acompanhadas durante cerca de quatro anos.
Durante esse tempo os voluntários viram o seu consumo de sódio medido através de exames à urina. Os resultados mostraram que as pessoas com a pressão arterial elevada que consomem mais de sete gramas de sódio por dia correm um risco 23% mais elevado de sofrer eventos cardiovasculares, em comparação com as que ingerem entre quatro a cinco gramas diários desta substância.
Mas a grande surpresa é que este risco subiu para 34% nos voluntários que consumiam menos de três gramas de sódio diariamente.
Entre os voluntários sem hipertensão não houve aumento do risco de doença ou morte por causas cardiovasculares nos que consumiam mais de sete gramas de sódio por dia, mas nos que consumiam menos de três gramas, o risco aumentou 26%, em comparação com aqueles que consumiam de quatro a cinco gramas diariamente.
Andrew Mente, principal autor do estudo, destaca que estas conclusões apontam que é extremamente importante reduzir o consumo excessivo de sal, mas também avisa para os perigos de reduzir essa quantidade para níveis muito baixos.