Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Dicas para melhorar a digestão

O processo de digestão não funciona de forma igual em todas as pessoas e alguns alimentos podem mesmo ser mais agressivos para o sistema digestivo. Saiba como facilitar a digestão.

Dicas para melhorar a digestão
Notícias ao Minuto

08:47 - 29/04/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Organismo

Quantas vezes sentiu a barriga inchada ou até mesmo alguma azia depois de uma refeição? Várias, por certo. Mas a culpa não está apenas naquilo que come, as horas e a forma como o faz também podem interferir com o processo digestivo.

A digestão tem a (importante) função de manter a água e os nutrientes do que ingerimos, contudo, existem alguns alimentos que dificultam o processo digestivo, não só pela sua natureza em si, mas pela forma e pelo momento em que são ingeridos. É o caso das leguminosas, por exemplo, ou dos vegetais crus.

Mas existem formas de facilitar a digestão, diz o site Bustle. Uma delas é mastigar bem o que se come, de forma que o processo digestivo tenha já uma parte do seu trabalho facilitada.

Beber demasiados líquidos, especialmente às refeiçoes, pode também dificultar a digestão, tal como não dar ao organismo as bactérias necessárias. Neste caso, os probióticos são uma aposta a ter em conta.

Evitar a ingestão frequente de alimentos gordurosos – mas com más gorduras, não com boas gorduras – e comer mais fibra e vegetais são outras dicas para um sistema digestivo são e capaz, diz o site, que destaca ainda a importância de evitar momentos de stress.

Dizer não a todas as mezinhas e promessas milagrosas para se ter mais saúde e menos peso é também uma sugestão dada, uma vez que estas dietas são quase sempre restritivas e podem colocar a saúde em risco.

Ter uma rotina alimentar é meio caminho andado para que o sistema digestivo não falhe, assim como ter uma postura correta à sanita.

Aqui pode ficar a conhecer algumas das especiarias mais 'amigas' da digestão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório