Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Estudo alerta para os efeitos secundários do Omeprazol

É dos fármacos mais usados em todo o mundo.

Estudo alerta para os efeitos secundários do Omeprazol
Notícias ao Minuto

07:05 - 18/04/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Trata-se de um medicamento protetor do estômago e é dos mais tomados. Seja por pessoas com problemas de estômago ou por quem toma muitos medicamentos ou fármacos fortes e por isso aconselha-se a proteção do estômago.

Ataque de coração, fratura na anca, pneumonia são alguns dos efeitos secundários para os quais os vários estudos têm alertado. O mais recente alerta para os problemas renais que este fármaco pode provocar.

O estudo publicado no Journal of the American Society of Nephrology e realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Washington em Saint Louis, sugere que o uso prolongado de certos medicamentos comumente utilizados para tratar a acidez estomacal, o refluxo ácido e as úlceras de estômago pode ter efeitos nocivos nos rins.

Para avaliar a segurança desta classe de fármacos, os investigadores dirigidos por Yan Xie y Ziyad Al-Aly analisaram a informação de bases de dados nacionais do Departamento de Assuntos de Veteranos. Identificaram 173.321 novos consumidores destes fármacos e 20.270 novos utilizadores de bloqueadores de receptores H2 da histamina, uma classe alternativa de fármacos que também suprime o ácido do estômago.

Depois de os seguirem durante mais de cinco anos, os investigadores analisaram que os que tomavam antiácidos eram mais propensos a sofrer uma perda da função renal do que os que tomavam bloqueadores dos receptores H2.

Tinham ainda 28% mais risco de desenvolver doença renal crónica e cerca de 96% mais propensos a desenvolver insuficiência renal, reporta o ABC.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório