Se há coisa de que se tem vergonha de falar é sobre o que se passa na casa de banho – as necessidades fisiológicas.
E este tabu pode fazer com que se acabe por ignorar certos sinais importantes sobre a saúde, como é o caso do aparecimento de sangue nas fezes.
O médico Niket Sonpal, gastrenterologista e professor de medicina na Universidade de Nova Iorque explica que o sangue nas fezes pode dever-se a vários fatores e o mais indicado é procurar um médico para descobrir o que se passa.
A cor do sangue também pode dar pistas. O sangue de cor escura tipicamente vem do estômago ou do esófago, o que pode ser um sinal de uma úlcera, explica o especialista.
Já o sangue de cor castanha ou de um vermelho muito vivo geralmente vem da parte inferior do sistema gastrointestinal, o que pode indicar problemas no intestino delgado ou no cólon. As hemorroidas geralmente provocam sangue vermelho vivo. Outra causa comum do sangue nas fezes desta cor é uma fissura anal, que pode ser provocada por prisão de ventre ou até durante o parto.
Em casos bem mais graves o sangue nas fezes pode ser um sinal de cancro colorretal. Sendo que neste caso o sangue geralmente não é visível a olho nu.