Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Diga sim ao amendoim… mas não mais do que um punhado por dia

Coma amendoins, mas com moderação.

Diga sim ao amendoim… mas não mais do que um punhado por dia
Notícias ao Minuto

17:23 - 07/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Não faltam motivos para comer amendoins e manteiga de amendoim, mas há que lançar o alerta: não coma mais do que um punhado deste fruto seco por dia (sim, mesmo quando tem uma taça de amendoins já descascados à sua frente).

Embora seja considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um alimento saudável e benéfico para a saúde cardíaca, para a prevenção do cancro e do Alzheimer, há que ter atenção à quantidade de amendoins que se ingerem, sob a pena de todos os benefícios ficarem comprometidos.

O ideal, diz a docente da Universidade de Bolonha, Alessandra Bordini, é não ultrapassar o punhado de amendoins por dia, isto é, cerca de 30 gramas de amendoins já descascados (o equivalente a 20 unidades). Esta quantidade equivale a 163 kcal, valor mais do que suficiente para um snack, diz a especialista ao jornal italiano La Reppublica.

Ao El País, a nutricionista espanhola Graciela Moreira dá três boas razões para não se ultrapassar a quantidade de amendoins recomendada pela médica italiana:

1. Peso a mais. Cada cem gramas de amendoins tem cerca de 567 calorias. Além disso, o amendoim é um alimento rico em gordura boa (que embora seja boa, não deixa de ser gordura).

2. Problemas de digestão. “Do ponto de vista botânico, o amendoim é uma leguminosa e sabemos que este grupo de alimentos causa, muitas vezes, gases pela presença de oligossacarídeos (molécula de açúcar presente nos hidratos de carbono) de grande tamanho que não podem ser absorvidos pelo intestino delgado e, depois, pelo intestino grosso, onde a está a fermentação bacteriana para quebrar os açúcares que produzem os gazes”, explica a nutricionista espanhola.

3. Problemas de fígado. A ingestão exagerada de gordura (mesmo da boa) dificulta o trabalho do fígado, situação que se agrava no caso dos amendoins devido à presença de aflatoxina (uma toxina que pode levar a danos no fígado).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório