Os frutos vermelhos são conhecidos por serem delicados e as framboesas são os mais frágeis de todos. A sua estrutura macia torna-as fáceis de esmagar, o que torna o processo de as lavar extremamente difícil.
Porém, é importante limpar sujidades, pesticidas e até possíveis insetos que podem ter, antes de as ingerir, mesmo nas versões orgânicas.
Mas qual é a melhor forma de o fazer sem as danificar?
Não se trata apenas de enxaguar, trata-se de remover resíduos invisíveis, preservando o sabor e a textura. O site da apresentadora de televisão norte-americana Martha Stewart falou com especialistas em técnica culinária e ciência alimentar para saber qual a forma mais segura e eficaz de limpar framboesas em casa.
Leia Também: Fã de morangos? Conheça os benefícios e a melhor forma de os armazenar
"Prefiro uma lavagem suave ou submergi-las em água. A caixa de plástico em que a fruta é vendida foi concebida para ser enxaguada sem remover os frutos", explica Stephen Chavez, chef instrutor sénior do Institute of Culinary Education.
Se as retirar do recipiente, recomenda que coloque as framboesas numa tigela com água ou que as enxague suavemente numa mistura de água e bicarbonato de sódio. Mas, atenção, não as deixe na água durante muito tempo - a imersão pode fazer com que percam a sua forma e se tornem moles.
Se quiser limpar com bicarbonato de sódio, saiba que o ambiente alcalino criado pelo bicarbonato ajuda a remover a sujidade e os resíduos de pesticidas. A cientista alimentar e professora Lili He sugere uma solução de uma colher de chá de bicarbonato de sódio para duas chávenas de água. Deixe as framboesas de molho por um curto período de tempo e depois enxague bem com água limpa. Este método é eficaz na redução dos pesticidas superficiais, ao mesmo tempo que é suave para a estrutura e o sabor do fruto.
Leia Também: A fruta que devia estar a comer mais vezes, segundo gastroenterologista
Se está a pensar em vinagre, Chavez sugere que o evite no que toca às framboesas: "O vinagre pode dar um sabor desagradável."
Depois de limpas, espalhe as framboesas em papel de cozinha e deixe-as secar ao ar livre. Isto ajuda a preservar a sua frescura e evita a formação de bolor. Ponha de lado as que estiverem partidas ou a verter sumo - congele-as para as utilizar mais tarde num batido, compota ou pão rápido, por exemplo.
Se está a pensar se o mesmo se aplica às framboesas biológicas, a resposta é sim. "As orgânicas ainda podem ter sujidade ou até pequenos insectos", diz Chavez.
Leia Também: O bolo de framboesa e limão que vai querer fazer para o lanche