Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Cinco curiosidades sobre o pénis

Especialistas esclarecem algumas curiosidades sobre o órgão sexual masculino.

Cinco curiosidades sobre o pénis
Notícias ao Minuto

19:45 - 15/01/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Sexo

Conhecer o pénis e as suas particularidades é útil para homens e mulheres. O UOL informou-se junto de vários especialistas e reuniu uma lista de curiosidades sobre o órgão sexual masculino.

1. O que importa é o tamanho? Continua a ser a principal preocupação de muitos homens. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, um pénis considerado normal mede entre sete a 17 centímetros quando está ereto. Mas os especialistas explicam que é preciso destacar que a ‘potência’ e o tamanho não são proporcionais. Por isso a preocupação de não satisfazer a parceira ou o parceiro por ter um pénis mais pequeno não tem fundamento. Especialmente porque, no caso de relações heterossexuais, são os primeiros cinco centímetros de profundidade da vagina que têm mais terminações nervosas e que por isso são mais sensíveis.

2. Não aumenta nem diminui com a idade. Depois de atingir o tamanho adulto, que acontece por volta dos 18 anos, este órgão não sofre qualquer alteração no que ao tamanho diz respeito.

3. Pode parecer mais pequeno do que é. Segundo Sidney Glina, urologista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, a maioria que acha ter o pénis pequeno está enganada. A especialista explica que quando os homens tentam comparar os seus órgãos sexuais, num balneário, por exemplo, estão em situação de stresse, e ficam tensos. O pénis tem um músculo chamado dartos, localizado abaixo do saco escrotal, que perante esta situação se contrai, fazendo com que o órgão pareça menor do que é.

4. A masturbação não é ‘necessidade’. São inúmeras as pessoas que defendem que faz mal passar muito tempo sem ejacular. Segundo os especialistas, não existe nenhuma razão fisiológica para ter de ejacular com alguma frequência. “Se não ejacular, vai eliminar espermatozoides na urina. Essa necessidade é algo cultural”, que se baseia apenas no prazer que o orgasmo gera, seja com sexo a dois ou numa masturbação. Segundo Sidney Glina, urologista do Hospital Albert Einstein, “a ejaculação não é fundamental para a saúde sexual”.

5. Circuncisão não afeta a sensibilidade. A cirurgia realizada para retirar o prepúcio - dobra de duas camadas de pele e mucosa que cobre a glande do pênis – não afeta em nada a sensibilidade que o homem tem. Segundo o urologista Moraes Júnior, “ a sensibilidade está na glande, retirar o prepúcio não afeta nada. Porém, quando o procedimento é feito num homem já adulto, é preciso paciência, pois o lado psicológico pode fazer com que demore algum tempo até que tudo volte ao normal”. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório