Quase todas as pessoas já experimentaram aquela sensação de ‘moleza’ depois de almoçar, fosse a refeição feita em casa, num restaurante ou no trabalho. O cansaço pós-almoço existe e são vários os motivos que o levam a ‘atacar’.
Um deles, explica o site Food Matters, é a digestão. O processo digestivo é facilmente afetado ao longo do dia, seja por alimentos como o café, ou por alguns tratamentos e fármacos capazes de afetar hormonas.
O stress é outro fator interferente com a digestão que, quando não funciona na sua plenitude, fica mais lenta e, por isso, aumenta a sensação de cansaço depois de comer. O mesmo acontece quando se come demasiadamente devagar ou se opta por refeições mais complexas e pesadas, como a feijoada. Queijo, ovos e peixes podem também provocar o dito cansaço, explica o site Health Line.
Os alimentos repletos de açúcar podem também causar esta sensação de cansaço, uma vez que obrigam o pâncreas a produzir mais insulina e a libertá-la para a corrente sanguínea do corpo. Este processo faz com que uma substância chamada triptofano se mova para o cérebro e dê origem à serotonina, hormona relacionada com o cansaço e sono.
As pessoas com um estilo de vida sedentário ou com dificuldade em dormir de noite (ou ainda com uma rotina de sono curta) tendem a experimentar mais vezes o cansaço pós-almoço, que acontece ainda quando se possui algum tipo de sensibilidade alimentar. Assim que uma pessoa é sensível a um alimento, o processo digestivo fica mais lento e provoca uma maior sensação de fadiga, diz o site.
Diabetes, anemia, tiroide e doença celíaca são outros fatores que podem levar à moleza pós-almoço.
Optar por alimentos naturais, integrais e leves é uma forma de não interferir com o sistema digestivo e manter o organismo em estado alerta.