Muito provavelmente já ouviu que aquecer comida em recipientes de plástico é perigoso. Mas e as comidas feitas para serem cozinhadas na próprias embalagem? Como os jantares pré-prontos frios ou congelados ou carne que é cozinhada em sacos de plástico, por exemplo.
Como reporta a Men's Health, os especialistas assumem que é complicado dar uma resposta a esta pergunta.
A preocupação em relação às embalagens de plástico decorre do facto de alguns plásticos poderem conter produtos químicos que possam passar para a comida, explica Laura Vandenberg, professora de ciência da saúde ambiental na Universidade de Massachusetts -Amherst.
Sendo que o risco de os químicos chegarem à comida é superior se o recipiente tiver sido aquecido, destaca a especialista.
Os materiais utilizados para embalar as refeições congeladas provavelmente não contêm os compostos químicos mais perigosos como o BPA mas é seguro assumir que compostos semelhantes possam estar presentes na maioria das embalagens de plástico que encontra, refere Laura Vandenberg.
O que continua em debate é se o BPA e os outros químicos presentes no plástico são ou não perigosos para nós.
Mas a Sociedade de Endocrinologia alertou recentemente que estes compostos interagem com as hormonas de formas que podem provocar cancro, diabetes e obesidade.
Ainda assim a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos insiste que estes produtos alimentares são seguros.