Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Por muito sono que tenha, não durma até tarde ao fim de semana

Acordar cedo e cedo erguer é o ditado até para o fim de semana (pode crer).

Por muito sono que tenha, não durma até tarde ao fim de semana
Notícias ao Minuto

09:46 - 24/11/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Rotina

Um estudo da Universidade de Petersburgo – publicado no passado dia 18 – revela que o fim de semana não é, de todo, para ficar até tarde na cama. Se durante a semana o despertador toca cedo, ao fim de semana deve acontecer o mesmo (por muito que custe).

Conta a Fox News que ‘compensar’ a horas de sono ao fim de semana aumenta o risco de ataque cardíaco, Diabetes e outras doenças relacionadas com o estilo de vida.

Em causa, está aquilo a que a ciência chama de jet lag social. Este termo não é novo e, também este ano, um estudo levado a cabo na Medical Research Council já tinha chegado à conclusão de que alterar as rotinas de sono ao fim de semana porta várias consequências para a saúde.

O estudo da Universidade de Petersburgo

Para a investigação, foram analisadas as dietas, atividade física e rotinas de sono de 447 pessoas, sendo que 85% dormia até mais tarde ao fim de semana.

Estes inquiridos habituados a compensar as horas de sono ao fim de semana apresentavam uma circunferência abdominal maior e um índice de massa corporal (IMS) mais elevado, o que leva os cientistas a crer que dormir mais nos dias de descanso “está associado a fatores de risco metabólico” que deixa a pessoa mais predisposta “à Diabetes e a doenças cardiovasculares”.

O estudo da Medical Research Council

No início deste ano, os investigadores britânicos já tinham revelado que as pessoas que apresentaram uma maior diferença de sono entre os dias de descanso e os dias de trabalho são mais propensas a ser obesas e a sofrerem de doenças relacionadas com o excesso de peso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório