A ciência estuda tudo e algo mais e até mesmo o facto de os homens colocarem as mãos por dentro das calças sem que se estejam a masturbar.
Segundo um artigo publicado no site da revista Men’s Health, a ciência já encontrou três distintas razões para esta ação, quase inconsciente, do homem. A primeira partiu de Vanessa Van Edwards, autora de um dos livros mais controversos para o sexo masculino.
Diz a autora que os homens colocam com frequência as mãos dentro das calças porque gostam de, digamos, proteger o que é seu. Tal acontece em momentos de relaxe, stress ou perigo e, aqui, Van Edwards dá o exemplo dos jogadores de basebol norte-americanos, que não têm qualquer problema em proteger o seu ‘material’ mesmo quando estão a ser filmados.
Mas colocar as mãos dentro das calças, e por vezes da roupa interior, é uma forma de acalmar os nervos, como indica uma investigação divulgada na revista Frontiers in Psychology. Contudo, salienta o estudo, este ato não tem qualquer intuito erótico, uma vez que é frequente os homens massajarem também a zona junto às virilhas e até mesmo a barriga.
Uma vez que esta situação pode causar algum embaraço, ou problemas se acontecer no trabalho, o melhor é encontrar outros pontos de relaxamento no corpo, como as mãos, os braços ou o pescoço.
E, como não poderia deixar de ser, meter as mãos dentro das calças tem, claro, algo de sexual, mais concretamente de vontade de afirmação. Segundo Rob Kominiarek, um médico de família e fundador do Instituto Médico Alpha Male, este ato masculino é uma forma de afirmar o seu domínio.
O cariz sexual acontece quando o ato é feito perante uma mulher, já se estiver um homem por perto, pode indicar vontade de ‘marcar território’.