Bebidas com gás são tão prejudiciais ao fígado como o álcool

Os refrigerantes podem ter os mesmos efeitos no fígado que as bebidas alcoólicas, de acordo com uma nova investigação.

Notícia

© PixaBay

Notícias Ao Minuto
08/06/2015 23:04 ‧ 08/06/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Estudo

Um novo estudo indica que as bebidas com muito gás podem ser tão prejudiciais para o fígado como uma noite de copos regada a álcool, conta o site Metro.

Uma pessoa que beba mais do que uma bebida com gás (e com muito açúcar) por dia tem mais possibilidades de desenvolver uma doença hepática gordurosa causada por bebidas não alcoólicas do que uma pessoa que não beba nenhuma destas bebidas.

Note-se, no entanto, que a sacarina é um elemento crucial neste estudo, uma vez que outros estudos a ligam a diabetes e doenças do coração, ao passo que os equivalentes com menos açúcar não surtem os mesmos efeitos.

A investigação foi feita com base num universo de 2364 homens e mulheres de meia-idade, onde lhes era medido o número de bebidas com muito açúcar ou cafeína que consumiam diariamente.

Os consequentes exames ao fígado para medir os níveis de gordura no mesmo mostraram que algumas pessoas tinham a doença hepática gordurosa causada por bebidas não alcoólicas, sendo esta condição mais constante em pessoas que bebiam mais do que um refrigerante por dia.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas