Evite este mau hábito se não quiser ficar doente nos próximos meses

O aviso é deixado por alguns especialistas em doenças infecciosas. Saiba o que está em causa.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
13/11/2024 08:55 ‧ há 4 semanas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

As temperaturas quentes já lá vão. O frio e a temporada de gripes e constipações estão aí. Mesmo por mais cuidados que tenha, é provável acabar por ficar doente ao longo das próximas semanas. Se quer evitar ao máximo este cenário, o melhor é seguir as dicas de alguns especialistas em doenças infecciosas.

 

À revista Parade, especialistas revelaram o mau hábito que pode estar na origem de várias doenças, tal como gripes e constipações. Explicam que o pior que pode fazer é tocar na cara quando tem as mãos sujas ou quando não as limpa há algum tempo.

"Nunca toque nos olhos, no nariz ou na boca com as mãos sujas. É a coisa mais importante que pode fazer para evitar ficar doente", começa por dizer a especialista Jenna Podjasek.

É através da boca e do nariz que vários germes podem entrar no organismo. "Frequentemente, tocamos nos olhos, no nariz e na boca sem nos percebermos", explica Martin Smith.

"Quando toca numa superfície contaminada e depois nos olhos, nariz ou boca, pode transferir os germes para o corpo. Uma vez que ficam no interior do organismo, podem multiplicar-se e causar uma infeção", continua.

Desta forma, revelam que lavar as mãos com frequência pode ajudar a evitar que fique doente. Deve especialmente ter atenção depois de usar uma casa de banho ou de tocar em carne crua.

Também dormir bem e as horas adequadas é uma forma de reforçar o sistema imunitário. A alimentação e o exercício físico são outros fatores fundamentais para estar protegido durante esta temporada de gripes e constipações.

Leia Também: Farmacêutico partilha conselhos para combater uma constipação

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas