Já quase todas as pessoas sabem que as constipações são mais comuns durante os meses de outono e inverno. Sintomas como nariz congestionado e a tosse, muitas vezes com expetoração, são os mais comuns. Geralmente o último causa dúvidas como: devo cuspir ou engolir a expetoração?
Nish Manek, um médico, citado no Huffpost, agregador de blogues, explica que na realidade estamos sempre a produzir muco, mas normalmente pelos microscópicos chamados cílios empurram o muco para a parte de trás da garganta, ou seja, "muitas vezes, engolimo-lo sem nos apercebermos".
Leia Também: Dicas para recuperar de uma constipação desagradável
Quando estamos doentes produzimos muco em excesso e isso causa incómodo. "Quando não se está bem, o muco pode tornar-se mais espesso e pegajoso, mas continua a desempenhar um papel vital na retenção de bactérias, vírus e células que são mobilizadas pelo sistema imunitário", acrescenta.
Tendo isto em conta, afirma que na maior parte das vezes, "deixar o muco em paz é provavelmente o melhor". Explica ainda que "não precisa de se livrar do muco" porque "não vai acelerar a sua recuperação", mas "se o faz sentir melhor, não há mal nenhum".
Leia Também: Farmacêutico partilha conselhos para combater uma constipação