Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
27º
MIN 18º MÁX 38º

Inclua urgentemente este alimento na sua rotina. É 'arma' contra doenças

Consegue adivinhar qual o superalimento que já devia estar a comer?

Inclua urgentemente este alimento na sua rotina. É 'arma' contra doenças
Notícias ao Minuto

16:06 - 24/06/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

O consumo de ovo não só ajuda a nutrir o organismo, como também desempenha um papel importante na prevenção de doenças cardíacas e de um acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, é um aliado no processo de emagrecimento. Estas foram conclusões de um estudo de larga escala realizado pelo Life Span Study, um programa de investigação com base em estudos epidemiológicos.

O New York Post adianta que, para chegarem a estes resultados, os cientistas entrevistaram cerca de meio milhão de pessoas na China ao longo de nove anos. Foi assim que descobriram que o consumo diário de pelo menos um ovo diminui em 30% o risco de morte por AVC. As hipóteses de AVC hemorrágico (quando se verifica o rompimento de uma artéria, que dá lugar a uma hemorragia) caíram para 26%. 

Leia Também: O que nunca ninguém lhe contou sobre o consumo de água com limão

Além dos benefícios para o coração, foram detetadas evidências de que a proteína do ovo pode ajudar a prolongar a sensação de saciedade e a reduzir a ingestão alimentar em indivíduos saudáveis e aqueles que lutam contra o excesso de peso.

Ficou também provado que o consumo de ovo aumenta as concentrações plasmáticas de luteína e zeaxantina, que protegem contra a oxidação, inflamação e aterosclerose (um tipo de arteriosclerose, que está na base das doenças arteriais mais comuns, como a hipertensão arterial, a doença coronária, o aneurisma da aorta ou a doença arterial dos membros inferiores).

Recorde-se que um ovo inteiro fornece 224 miligramas de colesterol. Sendo assim, quantos ovos posso comer por dia? A nutricionista Diana Cruz revelou que o consumo de até dois a três ovos por dia pouco altera as taxas de colesterol. "Para a maioria dos adultos saudáveis, é seguro comer uma  dois ovos por dia", indica. Por outro lado, "para quem tem colesterol alto, histórico ou risco de doenças cardiovasculares, o mais prudente é quatro a cinco ovos por semana, no máximo", disse a responsável num vídeo partilhado na rede social Instagram.

Leia Também: Pela sua saúde, eis os alimentos que deve evitar comer todos os dias

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório