Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 28º

Pela sua saúde, eis os alimentos que deve evitar comer todos os dias

O alerta foi feito por uma nutricionista.

Pela sua saúde, eis os alimentos que deve evitar comer todos os dias
Notícias ao Minuto

08:03 - 19/06/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Não vamos mentir: há alimentos que comemos todos os dias e pouco ou nada fazem pela nossa saúde. São ultra-processados, ricos em gordura, açúcar e aditivos. E foi a pensar nisso que a nutricionista Ana Rita Campos recordou alguns deles, numa publicação feita na rede social Instagram, para recordá-los deles antes de fazer más escolhas.

O objetivo, frisa, "não é propagar o terrorismo nutricional, mas sim ajudar a consciencializar sobre qual o tipo de alimentos que não deve consumir com frequência". "Consumidos em grandes quantidades ou com muita regularidade são prejudiciais à saúde", alerta, apelando ao lema "descasque mais e desembale menos.

Leia Também: O que nunca ninguém lhe contou sobre o consumo de água com limão

1- Caldo em cubo

Além de conter alto teor de sódio, tem ingredientes artificiais e baixo valor nutricional. Já o teor de gordura é bastante alto.

2- Batatas fritas de pacote

Apresentam um alto teor de gordura e de sódio, têm aditivos e conservantes e calorias vazias. A nutricionista realça ainda a presença de acrilamida e potencialmente má qualidade do óleo de fritura.

Leia Também: Nutricionista sugere cinco farinhas que ajudam a 'soltar' o intestino

3- Refrigerantes

Têm alto teor de açúcar, calorias vazias e aditivos e conservantes. Em alguns dos refrigerantes verifica-se também a presença de ácido fosfórico, que pode interferir na absorção de cálcio e contribuir para a osteoporose e a perda de massa óssea a longo prazo. Estas bebidas levam ainda à desidratação e podem causar erosão dentária.

4- Carnes frias e processadas como fiambre e salsichas

Quanto a estes alimentos, Ana Rita Campos destaca o alto teor de gorduras saturadas e trans, bem como de sódio, o baixo valor nutricional, a presença de conservantes e aditivos, o potencial cancerígeno, o impacto que têm no microbioma intestinal e o risco de desenvolvimento de doenças metabólicas associado ao consumo de carnes frias e processadas.

Leia Também: Nutricionista diz-lhe o que comer para o intestino funcionar melhor

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório