Já ouviu falar dos populares banhos de gelo? É um hábito cada vez popular e tem alguns benefícios para a saúde física e mental. Quer experimentar? Pode fazê-lo desde que tenha alguns cuidados. Brian A. Davis, um médico, e Kristina Centenari, uma personal trainer, citados na Prevention, explicaram tudo.
É, no entanto, importante salientar que os banhos de gelo não se destinam a ser uma prática de recuperação do dia a dia, afirma Davis. "Normalmente, recomendamos que o reserve para os treinos realmente intensos e de corpo inteiro", acrescenta. Recomenda ainda que limite os mergulhos a uma ou duas vezes por semana.
Leia Também: Das causas e sintomas ao tratamento. Tudo sobre fibromialgia
Como (e quando) deve tomar um banho de gelo em casa:
- Então, "a temperatura ideal para uma imersão segura em água fria situa-se entre os 10ºC e os 15ºC". Pode recorrer a um termómetro para garantir que a água não fica demasiado fria;
- Encha a sua banheira com água da torneira e adicione gelo até atingir a temperatura ideal;
- Tente submergir todo o corpo até ao pescoço na água fria o mais rapidamente possível. "Ir mais devagar e esperar é muito mais difícil", acrescentam;
- Permaneça submerso durante o tempo que conseguir, mas não exceda os 15 minutos, alerta Davis. Kristina Centenari acrescenta que consegue sentir os benefícios de "um mergulho tão curto como 60 segundos".
Leia Também: Saquetas de nicotina são tendência nos EUA. Quais são os perigos?