Quando faz café, qual é a água que usa? Opta pela torneira ou pela engarrafada? Noutros casos, há quem ainda escolha água filtrada. Será que é a melhor hipótese? O 'website' Homes&Gardens falou com algumas especialistas na área para perceber os prós e os contras.
As baristas Heather Perry e Kayla Stavridis e a sommelier de café Jee Chloe revelam as vantagens e o que pode perder se usar este tipo de água.
Leia Também: Dietista aconselha sete alimentos congelados para conseguir perder peso
Os prós
O sabor é um deles. "Se não bebe água da torneira, não a use para fazer café", começa por dizer Heather Perry. A consistência também será diferente. "A água filtrada geralmente tem um pH mais equilibrado e um conteúdo mineral ideal", conta Kayla Stavridis.
Deixa ainda o aviso. “Para os entusiastas do café caseiro, uma coisa a ter cuidado é usar um sistema de filtragem que limpa tudo em condições.” Deve ainda ser limpo com regularidade.
Os contras
"Embora queira remover o cloro e os metais pesados do café, talvez não queira retirar alguns dos minerais naturais que são bons para a saúde e, potencialmente, para os sabores do café", explica Jee Chloe.
"Minerais como magnésio e cálcio podem melhorar o processo de extração e melhorar o perfil de sabor do café. Esses minerais ajudam a realçar os sabores naturais do café e podem proporcionar um sabor mais equilibrado."
Leia Também: Barriga lisa e intestino saudável? Estes temperos não devem faltar