Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 26º

Obesidade. Fazer exercício a esta hora tem mais benefícios, diz estudo

Conheça os resultados de uma investigação feita na Universidade de Sydney.

Obesidade. Fazer exercício a esta hora tem mais benefícios, diz estudo
Notícias ao Minuto

17:03 - 10/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Exercício

Sim, leu bem. Segundo os investigadores da Universidade de Sydney, na Austrália, fazer a maior parte da atividade física diária ao fim da tarde está associada aos maiores benefícios para a saúde das pessoas que sofrem de obesidade. 

Trata-se de um estudo - disponibilizado na Diabetes Care - que envolveu quase 30 mil adultos, com mais de 40 anos, com obesidade, alguns tinham diabetes tipo 2. Todos foram acompanhados ao longo de quase oito anos e usaram dispositivos capazes de registar a atividade física diária.

Leia Também: Dicas de especialistas para cuidar da visão quando faz exercício físico

Graças a isto, os investigadores descobriram que "aqueles que realizavam a maior parte da sua atividade física aeróbica moderada a vigorosa - do tipo que aumenta a frequência cardíaca e nos deixa sem fôlego - entre as 18h00 e a meia-noite tinham o menor risco de morte prematura e de morte por doença cardiovascular".

Para além disto, concluíram que a frequência com que as pessoas praticavam atividade física durante a noite, revelou-se "mais importante do que a quantidade total de atividade física diária".

"Não discriminámos o tipo de atividade que monitorizámos, que pode ser qualquer coisa, desde uma caminhada até subir as escadas, mas também pode incluir exercício estruturado, como correr, trabalho ocupacional ou mesmo limpar a casa vigorosamente", explica Matthew Ahmadi, um dos autores do estudo. 

Angelo Sabag, um dos autores do estudo, lembra que "o exercício não é, de forma alguma, a única solução para a crise da obesidade, mas esta investigação sugere que as pessoas que podem planear a sua atividade em determinadas alturas do dia podem compensar melhor alguns destes riscos para a saúde". 

Leia Também: Conheça o exercício que ajuda a ter menos dores musculares

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório