Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

Comer um abacate por dia pode fazer maravilhas pela saúde, diz estudo

Pode estar na hora de incluir mais abacates na alimentação. Investigadores explicam porquê.

Comer um abacate por dia pode fazer maravilhas pela saúde, diz estudo
Notícias ao Minuto

16:32 - 25/03/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Sim, leu bem. Comer apenas um abacate por dia pode melhorar a qualidade geral da dieta, afirma uma equipa de investigadores da Penn State, nos Estados Unidos. Segundo os especialistas, uma alimentação de má qualidade pode aumentar o risco de muitas doenças, incluindo as doenças cardíacas. 

Para a investigação, disponibilizada na Current Developments in Nutrition, os cientistas decidiram examinar o impacto de uma intervenção baseada em alimentos, neste caso, um abacate por dia, na qualidade geral da dieta.

Leia Também: Comer estes alimentos pode ajudar (e muito) a melhorar o humor

Foram analisados cerca de mil indivíduos divididos em dois grupos: "um manteve a sua dieta habitual e limitou a ingestão de abacate durante o estudo de 26 semanas"; o "outro grupo incorporou um abacate por dia na sua dieta". 

Graças a isto concluíram que "os participantes que comeram um abacate por dia aumentaram significativamente a sua adesão às diretrizes alimentares", afirma Kristina Petersen, investigadora que liderou o estudo.

Explica ainda que os resultados sugerem que "estratégias, como comer um abacate por dia, podem ajudar as pessoas a seguir as diretrizes alimentares e melhorar a qualidade de suas dietas". 

Mais especificamente, os investigadores perceberam que "os participantes estavam a utilizar o abacate como substituto de alguns alimentos mais ricos em cereais refinados e sódio", ou seja, menos saudáveis. 

Para terminar a investigadora salienta que "ao melhorar a adesão das pessoas às orientações dietéticas, podemos ajudar a reduzir o risco de desenvolverem estas doenças crónicas e prolongar a esperança de vida saudável". 

Leia Também: Três vegetais essenciais que todos devíamos comer, segundo uma médica

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório