Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Investigadores estão a desenvolver uma vacina contra o cancro do pulmão

Pode ajudar a prevenir cerca de 90% dos casos.

Investigadores estão a desenvolver uma vacina contra o cancro do pulmão
Notícias ao Minuto

08:20 - 22/03/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Boas notícias! Cientistas no Reino Unido estão a desenvolver uma vacina inovadora - chamada 'LungVax' - contra o cancro do pulmão capaz de ajudar a prevenir 90% dos casos. Como funciona? Pode conseguir treinar o sistema imunitário para detetar e atacar os primeiros sinais da doença, explicam os investigadores, citados no DailyMail. 

Mais especificamente, a investigação está a acontecer na Universidade de Oxford, no Instituto Francis Crick e na University College London, com um financiamento que cobre os próximos dois anos e apoia a investigação laboratorial, assim como a produção inicial de três mil doses da vacina. 

Leia Também: Atenção a estes sintomas! Podem indicar doença grave nos pulmões

É possível que em breve a vacina seja testada em ensaios clínicos, envolvendo as pessoas com maior risco da doença, nomeadamente "atuais e antigos fumadores que atualmente têm direito a exames de saúde pulmonar específicos em algumas partes do Reino Unido".

Mariam Jamal-Hanjani, uma das investigadoras envolvida no projeto, explica que a vacina pode ajudar a prevenir "cerca de 90% de todos os cancros do pulmão". Dados que têm como base modelos informáticos e investigações feitas anteriormente. 

Mesmo assim, a investigadora explica que a vacina "não substitui deixar de fumar como a melhor forma de reduzir o risco de cancro do pulmão", mas pode "oferecer uma via viável para evitar o aparecimento de alguns dos cancros em fase inicial", acrescenta. 

Leia Também: Hábitos que ajudam a manter os pulmões saudáveis (tome nota!)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório