Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Teste pode identificar quem está em risco de insuficiência cardíaca

É a conclusão de um estudo da Universidade de Oxford.

Teste pode identificar quem está em risco de insuficiência cardíaca
Notícias ao Minuto

08:10 - 18/03/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Recentemente, na Universidade de Oxford, no Reino Unido, uma equipa de investigadores descobriu que um simples teste de sangue pode ajudar a identificar as pessoas que correm um risco mais imediato de morrer de insuficiência cardíaca. Caso não saiba, a insuficiência cardíaca trata-se de "uma doença grave e crónica que ocorre quando o coração é incapaz de bombear o sangue para o corpo na quantidade necessária", assim como "relaxar e receber novamente o sangue de forma normal", explica o Serviço Nacional de Saúde. 

Esta investigação, disponibilizada no European Journal of Heart Failure e citada no Metro, revelou que os doentes com quantidades mais elevadas de uma proteína específica têm maior probabilidade de morrer de uma complicação cardíaca.

Leia Também: Fazer isto diariamente pode protegê-lo da insuficiência cardíaca

Trata-se de um químico chamado neuropeptídeo Y, ou NPY, capaz de regular a atividade cerebral e a digestão. Normalmente, o coração liberta-o quando estamos stressados e pode fazer com que o coração trabalhe mais do que o necessário, explicam os investigadores. 

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores analisaram mais de 800 adultos em diferentes fases de insuficiência cardíaca. Concluíram assim que um terço das pessoas envolvidas no estudo apresentava níveis mais elevados de NPY.

Tinham ainda "um risco 50% maior de morrer durante o período de acompanhamento de três anos devido a uma complicação cardíaca, em comparação com as pessoas com níveis mais baixos".

Leia Também: Para manter o coração saudável, siga os conselhos desta especialista

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório