Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 27º

Fazer isto diariamente pode protegê-lo da insuficiência cardíaca

Investigadores sugerem que dar um certo número de passos diariamente tem um impacto muito positivo na saúde cardiovascular.

Fazer isto diariamente pode protegê-lo da insuficiência cardíaca
Notícias ao Minuto

17:32 - 22/02/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Já (quase) todos sabem que a atividade física tem um impacto significativo na saúde. E, recentemente, um novo estudo, comprovou ainda mais isto. Porquê? Depois de analisarem seis mil mulheres norte-americanas, com idades entre os 60 e os 90 anos, investigadores descobriram que dar cerca de 3600 passos por dia a um ritmo normal está associado a uma redução de, em média, 26% no risco de desenvolver insuficiência cardíaca.

Trata-se de um estudo da Women's Health Initiative, nos Estados Unidos, e os resultados estão no JAMA Cardiology. Foi analisada especificamente a atividade física medida através de um acelerómetro, o tempo sedentário e o risco de insuficiência cardíaca. Foram identificados, no total, 407 casos de insuficiência cardíaca, todos com confirmação médica, ao longo de 7,5 anos.

Leia Também: O teste que deve fazer todos os anos para avaliar a saúde cardiovascular

Concluíram assim que "o risco de desenvolver insuficiência cardíaca era, em média, 12% e 16% inferior por cada 70 minutos por dia passados em atividades de intensidade ligeira e por cada 30 minutos por dia passados em atividades de intensidade moderada a vigorosa, respetivamente", explicam os investigadores. Já cada hora e meia de sedentarismo estava associada, em média, "a um risco 17% superior de sofrer de insuficiência cardíaca". 

Mais especificamente, no estudo, o risco de insuficiência cardíaca, tornou-se significativamente mais baixo com cerca de 2500 passos diários. "Quando padronizado para 3600 passos por dia, o risco de insuficiência cardíaca foi 25 a 30% menor", acrescentam. 

Leia Também: Saúde cardiovascular em risco quando deixa de ter relações sexuais?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório