Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Fumar canábis pode aumentar o risco de ataque cardíaco

É a conclusão de um estudo onde foram analisados mais 400 mil adultos americanos.

Fumar canábis pode aumentar o risco de ataque cardíaco
Notícias ao Minuto

23:51 - 28/02/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Fumar canábis regularmente pode aumentar significativamente o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, afirma um novo estudo, feito nos Estados Unidos. Para chegarem a esta conclusão, os investigadores analisaram os dados de 435 mil adultos americanos e trata-se de um dos maiores de sempre a explorar a relação entre a canábis e os eventos cardiovasculares, lê-se em comunicado. 

Então, mais especificamente, o estudo concluiu que o consumo diário de canábis, em qualquer forma, "estava associado a um aumento de 25% da probabilidade de ataque cardíaco e de 42% da probabilidade de acidente vascular cerebral, em comparação com o não consumo da droga".

Leia Também: Parar de fumar é um desafio? Este medicamento pode ajudar, diz estudo

Também a utilização menos frequente foi associada a um risco acrescido de eventos cardiovasculares. Por exemplo, os "utilizadores semanais apresentaram um aumento de 3% na probabilidade de ataque cardíaco e de 5% na probabilidade de acidente vascular cerebral", explicam os investigadores. 

"Já sabemos há muito tempo que fumar tabaco está ligado a doenças cardíacas e este estudo prova que fumar canábis parece ser também um fator de risco de doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte nos Estados Unidos", afirmou Abra Jeffers, um dos autores do estudo. Isto significa que "o consumo de canábis pode ser uma fonte importante e subestimada de doenças cardíacas". 

Leia Também: Fumar tem efeitos a longo prazo no sistema imunitário, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório